Amendoim engorda ou emagrece?



Muitas pessoas se perguntam se amendoim engorda. Ingrediente muito comum desde os doces típicos das festas juninas, por exemplo, até as receitas fit, é bom saber as calorias e nutrientes dele para, assim, adequar as quantidades ideais para a sua dieta.

Amendoim engorda?

Levando em consideração que ele normalmente é usado na preparação de muitos doces, é fácil concluir que amendoim engorda. Mas, ao contrário do que muitos pensam, essa leguminosa pode não contribuir com o aumento de peso, como até ajudar a emagrecer.

O amendoim contém uma porcentagem relativamente alta de calorias: uma xícara contém aproximadamente 500 kcal. A dosagem média ideal para consumo, levando em consideração que cada dieta é pessoal e deve ser indicada por um profissional da nutrição, é de 15 gramas, o que equivale a 1 colher de sopa.

Com essas informações, pode-se chegar à conclusão que a afirmação de que o amendoim engorda é falsa. Ele realizará um papel negativo na sua dieta somente se for consumido em excesso.

E a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim, que é comercializada na maioria dos supermercados, normalmente contém uma quantidade elevada de açúcar. Seu consumo também deve ser controlado para que seja um aliado à sua dieta e não um inimigo.

Caso você tenha interesse e mais facilidade para consumir o amendoim em forma de pasta, o mais indicado é que você faça a sua própria receita. Caso você deseje comprar a pasta de amendoim já pronta, busque ler o rótulo e a lista de ingredientes a fim de encontrar o alimento da forma mais natural possível, e com pouca, ou nenhuma, adição de açúcar.

Ingredientes

Amendoim torrado: 1 xícara (chá) ou a quantidade de sua preferência;
Adoçante (Stevia ou sucralose): 1 colher (sobremesa).

Modo de Preparo

  1. Coloque o amendoim no processador e bata até que ele vire uma pasta. Pode demorar alguns minutos;
  2. Acrescente o adoçante de sua preferência e processe novamente até que o conteúdo esteja bem misturado.

Além de ser muito mais saudável, por saber exatamente aquilo que leva na receita e não conter conservantes, esta receita de pasta de amendoim é muito menos calórica. Apesar disso, ainda assim deve-se ter cuidado com as quantidades ingeridas. O recomendável para consumo diário de pasta de amendoim também é de 15 gramas, ou seja, uma colher de sopa.

Benefícios do amendoim

O amendoim é uma boa fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B e gorduras monoinsaturadas. Depois de saber se o amendoim engorda ou não, confira alguns dos benefícios que ele traz para seu organismo.


Auxílio na perda de peso

O amendoim é um alimento rico em gordura e também calórico. Por isso pode parecer contraditório o fato de auxiliar na perda de peso. Ingerir amendoim pelo menos duas vezes por semana reduz o ganho de peso.

Cada organismo funciona de uma forma e em um ritmo diferente. Por isso, lembre-se de consultar sempre um nutricionista quando for iniciar uma dieta. O profissional saberá indicar as quantidades necessárias de nutrientes que seu corpo precisa para funcionar da melhor forma possível.

Redução do estresse

Contém triptofano, que é um tipo de aminoácido que desempenha um papel vital na regulação do humor e previne o estresse e tensão, além de produzir serotonina.

Melhora a memória

O amendoim é rico em niacina, que auxilia no desencadeamento da memória e no aumento das atividades cerebrais. Contém também bioflavonóides, que ajudam a melhorar o fluxo de sangue no cérebro.

Fortalece os ossos

O cálcio e o magnésio são responsáveis pelo fortalecimento dos ossos, esses dois nutrientes estão altamente presentes nessa leguminosa.

Controle no colesterol

A niacina, mais conhecida como vitamina B3, também é responsável pelo controle de colesterol no corpo humano. Assim, esse nutriente presente no amendoim aumenta os níveis de colesterol bom e diminui o de colesterol ruim.

Desenvolvimento muscular

Contém uma quantidade relativamente alta de proteína para um alimento de origem vegetal. Assim, com a dosagem correta, ele dá ao corpo os aminoácidos essenciais para o fortalecimento dos músculos.

Prevenção ao câncer

Ácido fítico, ácido fólico e resveratrol são algumas das substâncias que podem prevenir o câncer. Todos esses nutrientes são encontrados nessa leguminosa e consumi-la duas ou mais vezes por semana pode ajudar nessa prevenção.

Propriedades antioxidantes

Como forma de prevenir diferentes doenças da pele, cardiovasculares e até câncer, os alimentos com antioxidantes são fundamentais. O amendoim, com sua grande concentração de nutrientes, é um aliado muito forte nesse quesito.

Sensação de saciedade prolongada

A proteína e as fibras contidas neles trazem mais saciedade ao organismo. Dessa forma, dificilmente você ficará com fome logo depois de comer a quantidade recomendada.



Comentar

10 + 11 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.