5 Sintomas de hemorroida e como tratar esse problema



A hemorroida acontece quando pequenos vasos sanguíneos localizados no ânus e no reto se dilatam, causando sangramento, irritação e dor. Só de imaginar já é desconfortável, então é preciso buscar uma solução urgente para ver-se livre desse problema.

Quais os principais sintomas de hemorroida?

Para falar sobre os sintomas da hemorroida é bom saber que existem dois tipos: as internas e as externas.

Hemorroida interna

As internas nem sempre vão causar dor. É possível notar sua presença porque pode sair sangue nas fezes. Muitas vezes elas acabam curando sozinhas, especialmente se a pessoa tem um intestino que funciona de modo regulado.

Existem 4 graus de hemorroida interna: no primeiro ela não é visível e não se exterioriza. No segundo ela pode vir para fora ao defecar, mas depois volta para dentro. No terceiro ela vem para fora e só volta com ajuda manual. No quarto grau ela não retorna para dentro nem com ajuda manual.

Nesses últimos dois casos a hemorroida está ligada à incontinência fecal. Esse problema ocorre quando a pessoa não consegue segurar as fezes ou quando ocorre um corrimento espesso pelo ânus que causa muita coceira e irritação.

Hemorroida externa

A hemorroida externa inicia-se no final do ânus, quase do lado de fora. É sempre possível vê-la e tocá-la, por isso necessita ter muito cuidado ao se higienizar. Ela inflama com facilidade, causa sangramento, irritação, coceira e dor para evacuar e para sentar.

De modo geral, os sintomas de hemorroida, seja antes, durante ou depois de evacuar, são:

1. Dificuldade para evacuar

Mesmo quando necessita evacuar, e não precisa forçar, vai haver dor e dificuldade para realizar essa tarefa.

2. Sangue nas fezes

A presença de sangue nas fezes é muito comum no caso de hemorroida, mas apenas esse sintoma não quer dizer que tenha o problema.

3. Coceira intensa no ânus

Da mesma forma que o sangue nas fezes, apenas a coceira não é sinal de hemorroida. Porém, é um sintoma que deve ser analisado pelo médico, pois pode representar outro problema de saúde, como algum tipo de parasita no intestino. A coceira é aguda e muito incômoda.

4. Sangue e/ou dor após evacuar

Especialmente após passar pelo processo da evacuação vai haver sangue, de cor bem viva, e dor na região do reto e do ânus.

5. Nódulos perto do ânus

Os nódulos são partes mais endurecidas de pele que recobrem os vasos dilatados. Quando estão perto do ânus, são característicos da hemorroida externa.


O que fazer e que médico procurar?

Ao perceber os sintomas de hemorroida, o que melhor que pode fazer e procurar o médico proctologista. Ele é o especialista em tratar o cólon, o reto e o ânus.

Enquanto a consulta não acontece, é importante deixar de consumir alimentos picantes, cafeína, açúcar industrializado, alimentos processados e com muita gordura animal, e bebida alcoólica. Também ajuda comer mais fibras e beber bastante água.

Causas da hemorroida

A hemorroida pode aparecer em pessoas que têm o hábito de forçar a evacuação ou ficar muito tempo sentadas no vaso. É natural que, ao estar ali sentado, o corpo vai exercer contrações que com o tempo distendem ou afrouxam as veias da região, dilatando os vasos sanguíneos, formando hemorroida.

Há outros fatores que contribuem para o surgimento do problema:

  • Postura incorreta para evacuar;
  • Alimentação com pouca fibra e pouco líquido;
  • Uso abusivo de laxante;
  • Sedentarismo e tabagismo;
  • Gravidez;
  • Hereditariedade.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Receita Caseira para combater Hemorroidas

Chá de castanha-da-Índia

Um dos remédios caseiros para hemorroidas mais eficiente é o chá de castanha-da-Índia. A oleaginosas ajuda na circulação do sangue, reduzindo a incidência de problemas vasculares em geral. Veja como prepará-lo para prevenir o surgimento dos nódulos.

Ingredientes

  • Castanha-da-Índia: 1 punhado;
  • Água: 2 copos.

Modo de preparo e aplicação

1. Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo alto até ferver;

2. Deixe ferver em fogo médio por pelo menos 15 minutos;

3. Espere esfriar, coe e beba uma xícara até 3 vezes ao dia.

Atenção: Mulheres grávidas e crianças não devem consumir esse chá.

Se você já estiver com uma crise de hemorroidas, pode usar o chá morno para fazer banho de assento.



Comentar

19 − 13 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.